5 Dicas Rápidas para Começar a Exportar seus Produtos | TW Transportes

30 de novembro de 2021

5 Dicas Rápidas para Começar a Exportar seus Produtos

MKT TW

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Exportar seus produtos pode fazer a diferença entre um ano comum e um de faturamento recorde. Mas antes de começar uma campanha de exportação, é importante garantir que tudo esteja alinhado em sua empresa. Por isso, preparamos esse artigo, com 5 dicas rápidas para começar a exportar.

Expandir negócios é um passo importante. Por meio da exportação é possível atingir novos patamares de crescimento seja aumentando vendas, otimizando operações logísticas ou conquistando consumidores. No entanto, muitos empresários não sabem ou sequer possuem acesso à informativos sobre o assunto e quais os requisitos exigidos para a transação. Quer saber como começar a exportar seus produtos e expandir ainda mais o seu negócio? Continue então lendo esse post! Quais empresas podem exportar? Toda e qualquer companhia pode exportar produtos. Contudo, para conseguir a permissão, a empresa deve realizar suas operações conforme ordena a legislação e possuir também o Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, sistema que permite à Receita Federal rastrear as atividades em relação ao comércio exterior. A empresa deve conhecer como funcionam os processos, e estar bem estruturada para garantir que os serviços de exportação sejam concluídos   sistemas automatizados no setor contábil, financeiro e marketing podem ser um diferencial. Tipos de exportação O segundo passo é selecionar qual a modalidade pretendida pela empresa, ou seja, aquela que melhor se adapta ao seu perfil de empreendedor. Abaixo, veja quais os tipos de exportação e quais as vantagens de operar em cada uma delas.  

Exportação direta

Na exportação direta, o produto é faturado e enviado pelo fabricante ao importador. A vantagem de exportar nessa modalidade é que existem incentivos que contribuem para que as empresas economizem dinheiro. Além disso aumentar a margem de lucro nos negócios, auxilia também para que haja maior competitividade no mercado internacional. Aqui, o produto exportado fica isento do recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), não caracterizando qualquer incidência de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) esses benefícios valem também para os insumos utilizados na produção. A única desvantagem da exportação direta está nos investimentos que o empresário terá que fazer ao longo do tempo. Isso porque a empresa vai precisar ter conhecimentos sólidos sobre os procedimentos, e custos adicionais relacionados a contratação de profissionais e treinamentos podem sim ser necessários.  

Exportação indireta

Já na exportação indireta ocorre o contrário. Aqui o fabricante não tem contato algum com o destinatário, por isso todo procedimento fica sob a responsabilidade de empresas terceirizadas formadas no Brasil,  com propósito comprar produtos e então exportá-los. A vantagem de fechar negócio com esse tipo de companhia é que os procedimentos são semelhante às leis brasileira quanto à modalidade direta. Ou seja, aplicam-se os mesmos incentivos fiscais em relação ao IPI e também ICMS. A segunda vantagem é que ela pode ocorrer por meio de um consórcio. Nele, as associações das empresas se reúnem e passam a unificar esforços para alcançar o mesmo objetivo (expandir mercados e aumentar as exportações). Dentro disso, podemos separar os consórcios em três tipos diferentes, sendo eles:  
  • Consórcio de promoção: indicado para as marcas que já trabalham com exportações. Elas conseguem realizar os procedimentos por conta própria e possuem a estrutura necessária para treinar colaboradores e investir em produtos.
  • Consórcio de vendas: recomendado para aquelas  que estão começando a exportar e que não possuem qualquer experiência na área.
  • Consórcio por território: ocorre quando existe conformidade de interesses entre empresas de determinada região. As marcas podem exportar seus produtos em locais que fazem parte de uma ação estratégica.
  Quer aumentar a sua lucratividade, mas não sabe pode onde começar? Veja aqui como expandir o seu negócio com a logística.  

5 dicas para exportar seus produtos

 
  1. Reconheça as melhores oportunidades

Para expandir negócios é preciso, antes de tudo, estar atentos às oportunidades. Para impedir que equívocos ocorram em uma tomada de decisões por exemplo, certifique-se de possuir uma equipe capacitada para auxiliá-lo, com profissionais envolvidos com a logística e que façam questão de acompanhar o mercado. Estudar a situação atual dos países pode ser uma vantagem extremamente significativa quanto a exportação de produtos. Projeções de crescimento comercial, análise e pesquisa sobre os interesses de consumidores podem influenciar na hora de identificar boas oportunidades.  
  1. Defina estratégias para exportar

Depois de identificar a melhor oportunidade, está na hora de definir quais são as estratégias de exportação que você pretende utilizar.   Quais são os objetivos da sua marca? Qual a maneira segura de realizar os procedimentos logísticos? O que o país vai exigir do meu negócio quanto a documentações e características dos produtos? Todas essas perguntas precisam estar esclarecidas. Ter um bom planejamento comercial e de marketing, para atender o novo mercado em que sua empresa pretende entrar, também é importante para assegurar que você consiga gerar demanda constante. Nesse sentido, invista em projetos de outbound e inbound marketing para levantar oportunidades no país em que você pretende entrar. [caption id="attachment_445" align="alignnone" width="750"]5 dicas rápidas para começar a exportar seus produtos Planejar suas ações e definir estratégias específicas para o país destino da exportação é um bom meio de aumentar suas chances de sucesso.[/caption]  
  1. Conheça o seu público-alvo

É preciso conhecer o mercado que você pretende se lançar porque só é assim é possível estabelecer uma política de venda com o consumidor. Pesquisas, análises e monitoramento de dados são estratégias eficazes para conhecer melhor o seu público-alvo. Conte com ferramentas de marketing digital e técnicas baseadas na avaliação de usuários para ajudar na captação, e também para fidelizar clientes que já adquiriram seus produtos. Como estamos tratando do comércio internacional, pesquisar e direcionar os investimentos na direção certa vão influenciar para que a sua marca se mantenha firme no mercado.  
  1. Encontre os investidores certos

Às vezes, exportar pode exigir alguns investimentos, no sentido de você precisar desenvolver novos produtos ou mesmo de ampliar sua infraestrutura. Nesses casos, encontrar investidores pode ser um caminho. Conquistar investidores não é fácil, mas ainda assim pode ser uma prática necessária. Tenha em mente que, apresentar um produto inovador e diferenciado do mercado pode ser o primeiro passo para despertar o interesse vale lembrar que a tática de bons preços podem tornar o produto ainda mais competitivo e atrativo ao consumidor. Quando estiver em frente de investidores interessados, esclareça seus objetivos e também exponha sua opinião do porque sua marca ser um diferencial. Procure por perfis de que invistam na mesma categoria. [caption id="attachment_444" align="alignnone" width="750"]5 dicas rápidas para começar a exportar seus produtos Antes de exportar, é bom garantir que seus processos de logística estejam bem definidos, para assegurar a segurança das mercadorias.[/caption]  
  1. Preze pela segurança dos produtos

Outra dica importante diz respeito à segurança das mercadorias. Como os produtos passam por um processo logístico demorado (desde a separação dos pedidos até a entrega), é preciso ter alguns cuidados para garantir uma exportação eficiente. As embalagens devem estar intactas, adequadas ao tipo de transporte, e estarem cumprindo com as exigências impostas pela lei e o importador. Os códigos de barra, por exemplo, devem estar de acordo com a padronização já que ajudam no monitoramento da mercadoria assim como na gestão e controle das mercadorias. A TW Transportes, especializada em transporte de cargas e com centros logísticos espalhados em várias cidades das regiões sul e sudeste do Brasil, está para lançar serviços de exportação para o Mercosul, aproximando mercados. Preocupada em garantir coletas e entregas eficientes, a transportadora busca novas formas de expandir o comércio local para outras localizações, corroborando para o crescimento das empresas e clientes que confiam em seus serviços.

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