Como a Logística pode ajudar no Planejamento Estratégico das empresas | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como a Logística pode ajudar no Planejamento Estratégico das empresas

MKT TW

Autor

A logística estratégica é mais do que só estoque, serviços com transportadora e movimentação das mercadorias. Ela pode contribuir até para o Planejamento Estratégico da sua Não sabe o que é logística estratégica e nem qual sua importância? Veja, neste post, como é realizado esse modelo de gestão e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer!

A logística estratégica deve estar presente em todas as companhias. A cadeia de suprimentos (controle dos processos envolvidos na distribuição de produto e serviço) tem auxiliado no desenvolvimento dos setores e garantido maior vantagem competitiva nos negócios. Seu processo envolve todas as operações de uma empresa — armazenagem, estoques, frete  —, e ajuda os gestores a definir quais estratégias são mais favoráveis à um planejamento. Não sabe o que é logística estratégica e nem qual sua importância? Veja, neste post, como é realizado esse modelo de gestão e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer. Confira!

 

O que é logística estratégica e qual sua importância?

A logística estratégica é mais do que só estoque, serviços com transportadora e movimentação das mercadorias. Esse modelo conseguiu padronizar as atividades básicas com a tecnologia, isso para que as funções deixassem de ser vistas como autônomas. Ou seja, independentes. Hoje, ela já envolve todos setores de uma empresa e corrobora com gestores na formulação de estratégias. Está presente em todos os elementos que formam a companhia (desde o segmento dos negócios, bens, serviços e outros), e é extremamente necessária para otimizar atividades, reduzir custos e aumentar o número de clientes satisfeitos. [caption id="attachment_433" align="alignnone" width="750"]Como a Logística pode ajudar no Planejamento Estratégico das empresas Utilizar logística para planejar seus processos pode ser um bom meio para otimizar despesas.[/caption]  

Como é realizada a logística estratégica?

Assim como qualquer outro plano empresarial, a logística estratégica deve ocorrer por meio de estudos e análises de processos. São várias as etapas necessárias para sua aplicabilidade, porém destacam-se:  

Mapeamento de processos

Mapear processos internos é fazer um levantamento das atividades de cada setor, sua ordem e maneira de execução. Por meio de um mapeamento, é possível ao profissional logístico traçar as principais atividades e então avaliar aquelas que geram maior desperdício de recursos. Pode-se definir as atividades que são essenciais nas operações, estabelecer os meios necessários para ampliar a sua eficiência, e indicar aquelas que podem ser extintas. As atividades que não geram valor algum devem ser descartadas para impedir que custos e perda de eficiência sejam computados.  

Definição das atribuições

O planejamento requer um plano detalhado das atividades, e como cada um dos processos deve ocorrer dentro da empresa. A implantação da logística deve ajudar a definir as atribuições de cada funcionário, de modo que facilite a realização dos trabalhos. O conhecimento sobre cada setor permite aos gestores coletarem informações importantes, que ajudam na tomada de decisões e também na otimização dos serviços.  

Estabelecimento de metas realistas

O planejamento estratégico direciona ações para alcançar metas pretendidas pela empresa. Por isso, ter em papel objetivos desproporcionais ou até mesmo inalcançáveis devem ser descartados já que estes ocasionam descontentamento e até mesmo desmotivação por parte dos envolvidos. Ter definido metas realistas é uma forma segura de esclarecer ideias e ajudar na colaboração de funcionários. Isso motiva o trabalho dentro da companhia, permitindo aos gestores maior controle sobre as atividades. Como a Logística pode ajudar no Planejamento Estratégico das empresas  

Pesquisa e antecipação de pedidos

Conhecer os clientes, e saber quais produtos e serviços atendem suas necessidades é extremamente importante para definir objetivos. Por meio de pesquisas de mercado por exemplo, é possível antecipar a demanda dos pedidos e adequar os processos empresariais para a execução de estratégias.  

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Para implantar uma estratégia nos negócios é preciso ter definido, antes de tudo, quais os indicadores de desempenho. Eles permitem maior controle das ações, além de favorecer os gestores em análises mais complexos. É possível  acompanhar à fundo as mudanças que ocorrem nas operações, além de explorar resultados para ver se as metas estão sendo atingidas.  

Utilização de sistemas de automação logística

O uso da tecnologia está cada vez mais presente nas empresas. Investir em equipamentos e softwares que ajudam na gestão pode ser um diferencial, que ajuda alavancar resultados. Por meio de sistemas de automação, é possível reduzir os custos com as atividades, diminuir os erros, ampliar a produtividade, reunir informações dos processos e também monitorar as atividades — tudo com maior eficiência.   Não sabe como expandir os seus negócios? Veja aqui tudo o que você precisa saber para uma logística eficiente, reduzir custos e aumentar ainda mais a sua lucratividade.

 

Vantagens de uma logística estratégica

A logística traz diversos benefícios quando bem desempenhada. Os setores conseguem realizar as operações com eficiência e, com o auxílio da tecnologia, unificar todas as informações. Além disso, esse controle desempenha também um papel fundamental no planejamento, auxiliando empresas ao delineamento de metas e desenvolvimento de ações. Entre alguns de seus benefícios, destacam-se a:  

Competitividade

Quando em conjunto do planejamento estratégico, a logística consegue estudar as atividades operacionais e delinear os procedimentos mais oportunos — a partir de tendências de mercado. Por meio de um mapeamento, é possível analisar os processos e realizar modificações necessárias em cada setor. A empresa passa a ter ganhos mais expressivos quando a lucratividade e eficiência, além de proporcionar maior disputa no mercado.  

Qualidade e eficiência dos processos

A logística estratégica busca concluir atividades da melhor forma possível. Por meio do planejamento das atividades, os profissionais logísticos realizam ações necessárias nos setores, eliminando ou até mesmo reduzindo práticas que não geram valor algum para o produto. Procedimentos estruturados e integrados às demais áreas tendem a aumentar a produtividade, isso sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços.  

Satisfação do cliente

As empresas são lembradas pelos consumidores por conta da eficiência e qualidade dos seus serviços. A logística estratégica consegue auxiliar nessa etapa, já que promove um atendimento operativo — através de estudos sobre seu público-alvo — e sugerindo ideias inovadoras de como o serviço pode ser realizado.  

Redução de custos

O setor logístico é responsável em boa parte pelos custos operacionais. Para amenizar isso, os gestores podem realizar a aplicação de uma logística estratégica com finalidade reduzir funções que não agregam valor aos processos, nem nas mercadorias. Como pode ver, os ganhos em lucratividade, eficiência e melhora na imagem empresarial são vantagens extremamente competitivas quando aplicado a logística estratégica dentro da empresa. Sua implementação é um modelo que permite ampliar a qualidade dos serviços e, consequentemente, prosperando sucesso nos negócios.   Gostou do tema? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Continue lendo o blog da TW Transportes.

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência