Como expandir os seus negócios com logística | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como expandir os seus negócios com logística

MKT TW

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Você já deve ter ouvido falar sobre logística, mas, será que realmente sabe o quanto ela é importante? Nesse post, entenda por que a logística evita prejuízos e como é possível fazer o uso dela para expandir e preservar o controle sobre os seus negócios.

Aplicar a logística nos negócios é um fator decisivo para as marcas que pretendem atender as necessidades do mercado. Através desse gerenciamento, os sistemas internos e externos passam a funcionar de maneira simultânea, auxiliando para que as atividades sejam todas concluídas de forma prática e eficaz. Caso a busca por serviços seja alta, a logística auxilia para que as empresas consigam superar a demanda e as expectativas. Afinal, permitir que um gerenciamento ineficiente se perdure, é estar colocando em risco a qualidade dos serviços tanto quanto a satisfação do seu consumidor. Nessa matéria, vamos discutir a importância de se implementar a logística nas empresas e como é possível expandir os negócios através desse gerenciamento.

Por que a logística é importante para as empresas?

A logística deve estar inserida em todos os processos de uma organização. Desde o princípio básico das informações até a entrega final de determinado produto, todo o trabalho deve ocorrer de maneira integrada, colaborando em conjunto para o crescimento dos negócios. Esse gerenciamento de cadeias consegue fazer isso com precisão e é o que irá determinar que as atividades na empresa sejam todas realizadas. Os prazos de entrega passam a ser cumpridos, o trabalho da equipe ocorre de forma unificada, os custos sofrem redução e o ambiente de trabalho se torna mais agradável e produtivo. Se uma empresa realmente espera expandir os seus negócios no mercado, é fundamental que ela saiba, primeiramente, ter o domínio geral sobre cada uma das etapas de seus serviços.

Como posso expandir os meus negócios com logística?

Agora que você já sabe a importância de se implementar esse gerenciamento, vamos analisar algumas sugestões para que você consiga expandir os negócios através dela.

Tenha os processos mapeados

Assegurar que os processos sejam mapeados auxilia as empresas a terem total controle sobre as diferentes áreas da sua produção. Sabendo gerenciar as informações, a equipe passa a identificar melhor quais são as falhas inseridas, podendo assim corrigi-las para que não haja riscos de se perder clientes para uma marca concorrente. É solucionando o máximo de problemas internos que a organização conseguirá ofertar serviços de qualidade, em números cada vez mais expressivos.

Compartilhar o sistema de gerenciamento com fornecedores

Com o acesso moderado a base de dados, os fornecedores também passam a ter controle sobre a quantidade dos produtos oferecidos, e que podem estar estagnados junto ao estoque da sua empresa. Essa informação é extremamente relevante porque impede que a ausência ou o excesso de mercadorias ocorram, não implicando assim em perdas futuras e nem no aumento dos custos de manutenção.

Tenha os segmentos da empresa integralizados

Ter os segmentos integrados em um sistema colabora para que os serviços ocorram em sincronia, de maneira simples e segura. Com a logística, a equipe consegue ter acesso às informações ligadas a outros departamentos. E, com base nisso, trabalhar em cima desses números para garantir os melhores resultados para os seus negócios. É como se cada um dos setores ajudasse o outro. Todos unificados por um sistema, trabalhando juntos por um mesmo objetivo.

Aposte em outras unidades

Apostar em outras unidades pode ser uma estratégia excelente para as empresas que querem a expansão dos negócios. A marca passa a ter maior reconhecimento, e essa aposta consegue aumentar o alcance de visualizações sobre o olhar dos consumidores – as pessoas passam a ter o alcance às informações e a conhecer e reconhecer a sua marca. Para os clientes que já conhecem o seu trabalho, estes passam a ter mais opções para se repetir a contratação de serviços. Essa prática aumenta significativamente a visibilidade da sua marca. Lembre-se disso!

Estabeleça uma relação confiável com os fornecedores

Os fornecedores são importantíssimos para a expansão (ou a queda) da sua imagem. Por isso, conservar uma relação de trabalho confiável pode impedir que falhas em sua logística ocorram, como: o atraso nas entregas de produtos, imprevistos indesejados, custos não planejados ou até mesmo na insatisfação de seus clientes e de toda a equipe. Estabelecer metas e traçar objetivos em conjunto reforça o laço de responsabilidade, mostrando que ambos (marca e parceiros de negócios) podem sim, crescer juntos.

Tenha outros canais de venda

Expandir não necessariamente quer dizer “quantidade”, mas pode também estar relacionado ao espaço, e sobre a diversidade de lugares que uma empresa é capaz de alcançar. Você não precisa direcionar toda a sua atenção a um único local específico (um estabelecimento fixo, por exemplo). Optar pelo e-commerce (com plataformas online, redes sociais, e-mails, contato via telefones, blogs, sites) para alavancar o seu número de clientes é uma forma inovadora, que vem sendo utilizada por muitas outras empresas que também almejam a expansão. Com diferentes canais de atendimento, maior será o alcance do seu público – aumentando assim as chances de vendas.

Investimento na tecnologia de softwares

O investimento de software é fundamental para quem quer gerenciar uma empresa de sucesso. Isso porque a implantação de um sistema de informação auxilia para que a automatização dos processos ocorra, ampliando assim a produtividade da equipe, conseguindo diminuir os índices de falhas, tendo maior aproveitamento sobre o serviço e tempo, e, a ter o melhor gerenciamento com base nos planos e resultados.

Diversifique os serviços e produtos

A empresa que espera ser valorizada no mercado não pode estar disposta apenas em expandir os seus domínios. Ela também precisa estar determinada a oferecer produtos, serviços e soluções inovadoras ao seu consumidor. Esse diferencial faz com que a marca se sobressaia entre as demais concorrentes, atraindo assim maior atenção e aumentando o interesse do seu público-alvo.

Otimização dos transportes

Uma forma de aumentar o gerenciamento de cadeias é através da otimização dos transportes. Com o agendamento das entregas, as empresas dispõem de mais tempo para realizar a seleção de percursos mais eficientes, a elaborar estratégias que consigam aprimorar o rendimento dos veículos, o trabalho dos caminhoneiros, e a aumentar a capacidade de transportar mercadorias com precisão. O que achou desse post? Você conhece outras formas de expandir os negócios com logística? Entre em contato e conte-nos suas experiências.

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