Diversidade geracional na Logística  | TW Transportes

25 de março de 2025

Diversidade geracional na Logística 

Marketing TW

Autor

O cenário atual   A logística nunca foi...

O cenário atual  

A logística nunca foi tão desafiadora quanto atualmente. Não é novidade que o cenário está cada vez mais dinâmico, com prazos de entrega reduzidos, clientes exigentes e alta demanda por eficiência operacional. Ao mesmo tempo, existe um fator pouco discutido, mas essencial, que é a diversidade geracional, ou seja, a presença de várias gerações dentro desse meio e como elas impactam na adaptação e evolução do segmento.  

Impactos  

O avanço geracional implica em muitas mudanças na evolução logística. Hoje percebemos particularidades que vem moldando esse segmento em cada período atemporal:  

  • Baby Boomers (1946-1964): Experiência e processos tradicionais, priorizam confiabilidade e estabilidade. 
  • Geração X (1965-1979): Mediadores da transição do analógico para o digital, adaptam-se a novas tecnologias. 
  • Millennials (1980-1994): Impulsionam a digitalização e inovação sustentável na logística. 
  • Geração Z (1995-2009): Nativos digitais, priorizam agilidade, integração e inteligência artificial. 
  • Geração Alpha (2010-2024): Totalmente conectados, nascem em um mundo de automação e interatividade. 

Estamos passando por uma troca de bastões que já impacta o futuro logístico com a iniciação da Geração Beta (2025-2039).  

Alguns profissionais já estão prevendo que essa geração irá valorizar muito a cultura e diversidade, além de estarem abertos às mudanças significativas.  

 A evolução do analógico para o digital  

Se antes os processos eram registrados em papel, hoje, no setor logístico, operam em tempo real com o uso de softwares e sistemas de inteligência artificial para antecipar as demandas. 

Na TW, essa evolução não passou despercebida. Desde 1966 acompanhamos a transição do analógico para o digital e adaptamos a nossa metodologia de trabalho, garantindo aos nossos clientes rapidez, previsibilidade, soluções flexíveis e personalizadas. 

E tais mudanças impactaram não apenas as transportadoras, mas também, as expectativas dos clientes e consumidores, que atualmente apresentam características muito específicas.  

Perfil de cliente 

O público hoje em dia procura por rapidez, soluções inteligentes, integração com o mundo tecnológico sem se esquecer do meio ambiente.  

Já o profissional atual procura por constante atualização, crescimento, ferramentas que facilitam e ambientes de trabalho flexíveis. 

Diante desse cenário, a TW busca conciliar esses dois lados, entendendo as necessidades dos nossos colaboradores e criando conexões genuínas com o nosso público para aproximar ainda mais mercados.  

Próximo destino 

O futuro da logística depende da harmonia entre experiência e inovação.  

O diferencial competitivo estará nas empresas que investirem na eficiência operacional.  

Na TW, implementamos práticas e soluções inteligentes garantindo uma logística ágil, segura e integrada com as novas tendências de mercado. Acreditamos que a diversidade geracional é um diferencial estratégico para uma adaptação contínua rumo ao futuro.  

E o próximo destino? Seguir conectando caminhos e aproximando mercados. Rumo aos 60!     

Diversidade geracional na Logística 

Mulheres na Logística

DNA TW: AGRONEGÓCIO