Logística para Exportação: veja os 7 passos para começar a exportar | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Logística para Exportação: veja os 7 passos para começar a exportar

MKT TW

Autor

Quer exportar seus produtos mas não sabe se os processos de logística de exportação irão funcionar corretamente? Veja o passo a passo para começar!

Quando a empresa decide lançar um produto no mercado internacional, ela precisa garantir que os seus processos de logística de exportação irão funcionar corretamente.

Precisa conhecer as regulamentações do país para o qual pretende exportar, se preocupar com a conservação das embalagens e dos produtos, e até buscar formas de otimizar a rastreabilidade das mercadorias. 

Todo os processos logísticos precisam funcionar como um todo de modo que a empresa possa atender as necessidades do seu público-alvo o mais rápido possível.

No post de hoje mostraremos algumas dicas para otimizar a logística para exportação. Então, caso a sua empresa esteja pensando em lançar as mercadorias no mercado internacional mas não sabe por onde começar, leia esse artigo para conferir o passo a passo.  

Confira! 

Logística para Exportação: como começar?

1º Passo - É importante estudar o mercado para o qual deseja exportar

Lançar um produto no mercado estrangeiro pode ser mais complicado do que parece. 

Isso porque, assim como quando uma mercadoria é lançada no mercado nacional, medidas precisam ser tomadas no exterior para garantir o processo legal da venda. 

Ou seja, é preciso ficar atento as regras do país ao qual pretende exportar antes de lançar a mercadoria. 

A empresa precisa conhecer as regras para comprar e vender no mercado estrangeiro, analisar qual é o índice de procura do seu produto e também entender se os itens que serão comercializados estão aptos (ou não) a entrar nesse mercado. 

Para que haja oferta, é necessário ter demanda, certo? 

Então é importante estudar o território para verificar as condições em que o produto será inserido e para certificar que você terá sucesso nas vendas. 

Também é importante avaliar os possíveis riscos, antecipadamente, e ter um plano reserva para caso do seu produto não ser bem recebido no mercado estrangeiro. 

2º Passo - Antes de prosseguir, avalie a capacidade financeira da sua empresa

Atuar no mercado internacional pode exigir investimentos altos e a sua empresa não pode correr o risco de sofrer um rombo financeiro por não estar preparada, concorda? 

Se antes mesmo de exportar o produto a sua empresa já está enfrentando dificuldades financeiras, talvez esse não seja o momento ideal para começar a trabalhar com a exportação.

Agir sem um planejamento pode trazer consequências desastrosas para o seu negócio e você não pode e nem deve estar disposto a correr esse risco. 

Se a sua empresa está mesmo interessada em começar a exportar produtos, veja como está o seu fluxo de caixa e os investimentos para verificar se ela tem condições financeiras o suficiente para se manter lá fora. Também, para não ter de arcar com possíveis prejuízos.

3º Passo - As embalagens e os produtos precisam ter qualidade 

O design do produto reflete a imagem da sua marca e é a embalagem que vai proteger a sua mercadoria. 

Assim sendo, a embalagem que envolve o seu produto deve atender aos padrões de qualidade para garantir a proteção da mercadoria. 

Não só isso precisa ser apresentável para os clientes e estar em conformidade com as regras estrangeiras para favorecer o envio e transporte até o público-alvo se está pensando em exportar para o Mercosul, clique aqui para saber como a TW pode ajudar. 

Na logística para exportação, as embalagens normalmente são divididas em três partes:

  • primária — embalagem que protege a mercadoria;
  • secundária — embalagem que protege a primária e facilita a logística de exportação;
  • terciária — conjunto de embalagens primárias e/ou secundárias em lotes que possibilita a logística.

4º Passo - Os processos de logística precisam funcionar como um todo 

Quando for lidar com a logística para exportação é necessário analisar os procedimentos como um todo. 

Pensar em todos os envolvidos nos processos e as etapas que irão acontecer, desde a saída dos produtos da empresa até o meio da transportadora enviar a mercadoria até o consumidor final.

Essa análise é importante para conservar todos os processos de logística em ordem, e serve também para manter a empresa mais bem preparada para atender o mercado. 

5º Passo - Certifique que os produtos podem ser rastreados

Outro ponto que precisa ser levado em consideração na logística para exportação é a rastreabilidade. 

É preciso favorecer o rastreamento dos produtos de modo que seja mais fácil localizá-los quando extraviados e/ou para verificar se os consumidores receberam (ou não) as mercadorias.

A sua empresa pode fazer uso de códigos de barras na parte externa da embalagem terciária, por exemplo, para auxiliar na gestão dos processos e no rastreamento.

Quanto melhor for a rastreabilidade dos seus produtos, mais simples e eficiente será a sua logística.

6º Passo - A automação pode ser a sua aliada. Use-a! 

O código de barras é utilizado para identificar os produtos de maneira única. No entanto, só funciona corretamente se a empresa tem integrado essa tecnologia a um sistema de gestão.

A decodificação dos dados é o que torna o cadastramento de produtos mais rápidos e eficaz. O gerador de códigos de barra registra os produtos em sequências numéricas, então contribui para tornar o processo de localização, envio e rastreamento de pedidos mais controlado.

7º Passo - Mantenha toda a documentação em dia

As transações internacionais também exigem documentação. São elas: nota fiscal, registro de operação de crédito e registro de exportação. Também o certificado de origem e legalização junto ao consulado, a fatura comercial e os documentos do contrato de exportação.

Manter a documentação em dia é o que vai permitir que a sua empresa realize as vendas de modo seguro e tudo dentro da lei. Por isso, é importante ficar atento para não correr o risco de sofrer com multas e penalidades.   

Exportação para Mercosul

Conclusão

Exportar produtos para o mercado estrangeiro pode até parecer complicado, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças, viu... 

Se a sua empresa quer exportar as mercadorias, basta seguir as dicas acima e manter o controle sobre os processos logísticos que tudo vai ocorrer bem.

Quando uma empresa se preocupa com todos os processos de logística, desde o início, ela se torna mais bem preparada para atender a demanda. 

As etapas dentro da empresa ocorrem perfeitamente, ela atende o mercado mais rápido e o risco de sofrer com imprevistos se torna cada vez menor. 

Viu só como exportar produtos para o mercado estrangeiro não precisa ser difícil? 

Caso esteja precisando de ajuda para realizar a logística para exportação entre em contato com um dos nossos especialistas para auxiliá-lo. Ou, se preferir, continue lendo o blog da TW para ficar por dentro de todas as informações relacionadas ao transporte e logística. 

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência