Missão, Visão e Valores de uma empresa | TW Transportes

14 de fevereiro de 2025

Missão, Visão e Valores de uma empresa

Marketing TW

Autor

O que são e para que servem? A Missão, Visão e os Valores...

O que são e para que servem?

A Missão, Visão e os Valores são importantes ferramentas de gestão que as empresas utilizam para definir as estratégias de negócio. São a base da cultura e identidade organizacional, decisivos para o engajamento dos colaboradores e das lideranças, na elaboração do planejamento estratégico e no alinhamento de atitudes rotineiras e tomadas de decisão.

Mas como esses conceitos tão importantes são definidos?

A Missão, Visão e os Valores estão ligados ao Planejamento Estratégico das empresas. Portanto, devem ser desenvolvidos pela alta gestão, em conjunto com o setor de qualidade. Afinal, estamos falando da identidade organizacional (Missão, Visão e Valores) e do Planejamento Estratégico que não são apenas formalidades, mas sim, ferramentas que ditam os rumos da empresa!

Geralmente, começamos essa construção com a Missão (quem somos), depois a Visão (o que queremos ser) e só depois os Valores (nossa atitude).

Eles não são imutáveis, precisam ser revistos periodicamente, de acordo com o momento e a necessidade de cada empresa, atendendo às demandas do mercado, proporcionando uma performance mais assertiva na busca por resultados

O que cada um desses conceitos representa?

Missão: Qual é o propósito da empresa e o valor que ela entrega para seus clientes? Onde ela quer chegar em um determinado tempo? 

Visão: Onde a empresa quer chegar no futuro? Qual a sua razão de ser? O que quer entregar ao cliente?

Valores: Quais são os princípios que regulam as ações da empresa e de seus colaboradores? Que comportamentos e atitudes devem ser seguidos por todos na empresa? 

Quem deve ter conhecimento desses conceitos?

Todos os colaboradores, fornecedores, clientes e pessoas que tenham relacionamento com a empresa devem conhecer e entender a Missão, Visão e Valores. Mas por quê?

Para os clientes, é importante saber quais são os pilares da empresa que está sendo contratada, aonde ela quer chegar, quais são seus propósitos e princípios. Isso cria uma conexão, transmite confiança e demonstra compromisso.

Já para os fornecedores, esse conhecimento ajuda a alinhar objetivos e firmar uma parceria baseada na confiança, permitindo um planejamento a longo prazo.

Colaboradores que entendem a identidade organizacional da empresa têm um senso claro de direção e propósito, o que pode aumentar a motivação e o engajamento, facilitando o alinhamento dos objetivos, onde todos trabalham com um propósito comum, promovendo um ambiente de trabalho positivo e respeitoso. Lembrando aqui a importância dos gestores e líderes na disseminação desses conceitos para que todos os colaboradores conheçam e entendam cada um deles, para que se sintam parte da empresa! 

E para a comunidade em geral, transmite transparência nas intenções da empresa, gerando conexão e empatia.

A nova Identidade Organizacional da TW

Atenta às mudanças e as necessidades do mercado, no início deste ano a TW remodelou seus conceitos.

Missão: Facilitar o sucesso dos nossos clientes, promovendo resultados para a organização e seu ecossistema, com sustentabilidade.

Visão: Ser referência em soluções logísticas no Brasil e no Mercosul.

Valores:

  • Compromisso com a Vida;
  • Tradição e Espírito Inovador;
  • Somos Produtivos;
  • Relações Honestas e Íntegras;
  • Cooperar e Crescer;
  • Compromisso com a Sustentabilidade;
  • Igualdade, Equidade e Diversidade.

Esses conceitos, junto com toda equipe TW, seguirão o ritmo de crescimento da TW, sendo cada vez mais referência em logística no Brasil e no Mercosul, como um agente facilitador do sucesso dos seus clientes, promovendo ótimos resultados para a organização e todo o seu ecossistema, com sustentabilidade e respeitando os seus valores.

TW Transportes, conectando caminhos, aproximando mercados e pessoas!

Missão, Visão e Valores de uma empresa

Conectando caminhos, aproximando mercados e pessoas

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR