Vendas em tempos de Pandemia: Como manter o desempenho? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Vendas em tempos de Pandemia: Como manter o desempenho?

MKT TW

Autor

Não sabe como melhorar as vendas em tempos de pandemia? Veja 6 ações que vão ajudar a manter o ritmo de vendas e evitar um impacto tão grande nos negócios.

Manter as vendas em tempos de pandemia, ou durante uma crise econômica, pode ser desafiador. O covid-19 atingiu o mercado de surpresa e muitos empreendedores estão sem saber o que fazer para reverter as perdas com a pandemia e aumentar o faturamento.

Pequenos empresários já estão apostando no delivery para dar um up nas entregas, enquanto outras empresas de maior porte continuam com as transportadoras para realizar os fretes.

Mas será que só os serviços de entrega são suficientes para atender as necessidades do consumidor e vender mais? Ou serão necessários também cuidados na logística para manter o ritmo de vendas positivo?

É o que você vai descobrir, neste post. 

Vendas em Tempos de Pandemia: Como manter o desempenho?

Veja quais ações os pequenos empreendedores podem tomar durante a crise para manter o ritmo de vendas em tempos de pandemia, e como essas medidas podem evitar um impacto tão grande nos negócios.

6 ações para manter as vendas em tempos de pandemia (e durante uma crise)

 

#1. Transforme o seu negócio com a tecnologia

Os clientes têm cada vez mais urgência em receber atendimento e produtos. 

Assim sendo, para dar conta de todos os pedidos e atender as necessidades do cliente mais rápido, a empresa precisa investir na sua logística para garantir que o seu público irá receber as entregas dentro do prazo.

Hoje, sistemas de gestão e ferramentas de produtividade podem ser utilizadas para acelerar a linha de produção, separação e distribuição dos pedidos. Além de otimizar o controle sobre a cadeia de suprimentos. 

Ao agilizar os processos internos, com o apoio da tecnologia, a empresa consegue sair na frente e oferecer ao consumidor mais produtos em menos tempo. Também consegue manter o ritmo de vendas e melhorar a qualidade das entregas.

#2. Aposte no e-commerce

O e-commerce é um modelo de negócio que utiliza da internet para comercializar produtos. Esse tipo de comércio está ganhando cada vez mais destaque no empreendedorismo, uma vez que não é necessário ter uma loja física para realizar as vendas.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), estima-se que o e-commerce cresça em torno de 18% este ano. Agora, com a crise do coronavírus, esse número pode aumentar. 

Enquanto alguns empreendedores estão desesperados em ver as vendas despencando, outros estão apostando nesse modelo de negócio para sobreviver e até mesmo conquistar mais espaço no mercado.

O comércio eletrônico é uma excelente oportunidade para a empresa manter o seu ritmo de vendas e garantir bons números, mesmo durante a crise

#3. Ofereça delivery

O delivery está relacionado ao serviço de transporte, entrega e distribuição de mercadorias. 

Hoje, com a pandemia, parte da população permanece em quarentena (em casa), então o delivery está sendo útil para os empresários que querem vender e entregar os produtos sem que o cliente precise se deslocar até o seu estabelecimento.

Até então o delivery era muito utilizado por restaurantes, bares e lojas de bebidas, mas agora essa opção também está sendo também por outros tipos de empresas.

Que tal estudar a ideia e aplicar esse serviço no seu negócio?  

#4. Conquiste presença digital

O isolamento mudou o hábito das pessoas e fez crescer o consumo da internet e o acesso à redes sociais.

Como boa parte do público está conectado a rede, e como é possível se comunicar com clientes em potencial por meio de plataformas, muitas empresas estão investindo no marketing digital para chamar a atenção dos usuários. 

Instagram, Facebook, Twitter, próprio site da empresa, enfim. Muitos empreendedores já estão fazendo uso desses espaços para captar mais clientes, apresentar seus produtos ao consumidor, facilitar a interação e até mesmo realizar vendas.

#5. Tenha um atendimento diferenciado

Você pode não acreditar, mas o comércio online é ainda mais acirrado do que em lojas físicas. Na internet a concorrência é maior, os preços são mais competitivos e existem mais variedades para o cliente escolher entre um produto e outro.

Assim, se a sua empresa quer ter mais visibilidade e garantir o ritmo de vendas durante a crise, você precisa apostar em oferecer um diferencial para os seus clientes. Que, nesse caso, é o atendimento.

Quando a empresa ouve o consumidor com atenção, dá importância para todas suas necessidades e não mede esforços para atendê-lo, ela consegue oferecer mais valor e credibilidade.

Ou seja, o que era para ser só um atendimento é capaz de se transformar em um vínculo de respeito mútuo entre o cliente e a empresa.

#6. Trabalhe com uma transportadora comprometida 

O serviço das transportadoras continua sendo o meio de transporte mais utilizado e seguro para entregar mercadorias.

Como as pessoas estão mais exigentes, e como as vendas podem se concentrar em várias localidades, sua empresa precisa certificar que está trabalhando com uma transportadora comprometida em entregar os seus produtos.

Do contrário, você pode estar colocando em risco a qualidade dos serviços e até mesmo prejudicar a reputação do seu negócio.

Se você não quer correr o risco de ver um cliente falando mal do seu estabelecimento ou perder vendas na internet, você precisa escolher uma transportadora que sabe da urgência e importância de realizar as entregas no prazo. 

Veja 12 técnicas que vão ajudar a sua empresa a vender mais

 

Manter as vendas em tempos de pandemia é um desafio? Sim! Mas é possível reverter um cenário negativo caso você tinha planejamento e elabore estratégias para continuar vendendo. 

As dicas acima são apenas algumas opções para você vender e evitar um impacto tão grande nos negócios, mas você pode analisar também outras alternativas para economizar e reduzir os custos.

Por exemplo, diminuir o consumo de água e luz no estabelecimento, cortar os gastos desnecessários ou conversar com os fornecedores para negociar preços.   

Gostou das dicas?

Já sabe como manter as vendas durante a crise ou ainda ficaram dúvidas? Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com a nossa equipe. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo de logística e transporte.  

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência