Vendas para pequenas empresas: 12 técnicas que vão ajudar você a vender mais | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Vendas para pequenas empresas: 12 técnicas que vão ajudar você a vender mais

MKT TW

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Quer aumentar as vendas da sua empresa? Veja, neste post, 12 técnicas que vão ajudar você a vender mais produtos em menos tempo.

Quer aumentar a sua lucratividade de forma rápida e sem burocracia? Veja, neste post, 11 dicas que podem ajudar nas vendas para pequenas empresas. Confira! 

Os consumidores têm apresentado um comportamento diferente em relação as compras. Agora, além dos produtos, querem também um atendimento personalizado, criativo e que ao mesmo tempo seja eficiente.

Para suprir essas necessidades, os pequenos empresários estão precisando buscar novas alternativas para aprimorar os produtos, reavaliar o trabalho e otimizar a produtividade e distribuição. Não só isso, estão precisando também treinar as equipes para que possam oferecer mais qualidade nos serviços.

O empresário Marcus Lemonis, conhecido pelo reality show "O Sócio", defende a ideia que para um negócio realmente ter sucesso é preciso investir e alinhar pessoas, produtos e processos a um único objetivo. Só assim a empresa terá a capacidade necessária para atrair os consumidores, vender mais e conquistar a sua fidelização.

Vendas para pequenas empresas: 12 técnicas que vão ajudar você a vender mais

12 Técnicas de Vendas para Pequenas Empresa

1) Identifique o seu público para vender melhor

Identificar qual é o público alvo é a primeira etapa para melhorar as vendas. Afinal, se um cliente não tem interesse pelos produtos e serviços, de que adianta investir o tempo e energia à quem não fechará uma compra?

Se você quer vender mais em menos tempo, você precisa identificar qual é o perfil do seu cliente para saber direcionar as estratégias de marketing e venda para o caminho certo. Só assim você saberá qual é o comportamento do seu comprador ideal, quais são suas necessidades e também as preferências.

Você pode chegar até essas informações realizando pesquisas de mercado para explorar os hábitos de cada pessoa, identificar tendências e até o que motiva um comprador a fechar uma negociação.  

Com base nos dados coletados você e a seu time ficarão mais bem preparados para avaliar os desejos de cada indivíduo. Também saber como é possível ajudá-lo e qual é a melhor forma de entrar em contato com ele.

2) Tenha uma equipe qualificada

Definido o perfil de comprador ideal? Então agora é hora de você investir na capacitação da sua equipe. O atendimento é uma das questões mais avaliadas pelos usuários e por conta disso ter vendedores qualificados para atendê-los é importante.

Já pensou se o seu time comercial têm problemas com a comunicação ou está desmotivado para vender os produtos? A sua empresa não vai atingir as metas e o seu estoque também pode ser prejudicado. 

Se você quer vender mais e melhor, você precisa deixar a sua equipe bem instruída e preparada. Você pode fazer isso ensinando técnicas de vendas, por exemplo, ou então investir em treinamentos e cursos para motivar e capacitar todos os funcionários.

3) Estabeleça metas de Vendas para Pequenas Empresas

Quantas mercadorias devem ser vendidas no mês? Quanto lucro a sua empresa quer ter no trimestre e quantos produtos cada vendedor precisa vender até o final do ano? 

Assim como definir o perfil ideal de comprador e instruir toda a equipe, traçar metas também é uma ação necessária para manter a sua empresa viva e motivada. 

Sem metas bem estabelecidas os vendedores podem perder o foco com o passar do tempo, deixando assim de vender produtos e alcançar resultados consistentes. Você não quer isso, quer? 

Nesse caso, o ideal é criar uma cultura de planejamento. Estabelecer um número de itens que precisam ser vendidos, por exemplo, e em quanto tempo essa meta deve ser atingida. 

Você também pode montar um plano para recompensar os vendedores que cumprirem todos os objetivos. Essa é uma forma fácil de você valorizar os esforços dos seus colaboradores e mantê-los motivados.

4) Adote uma abordagem de vendas mais criativa

Você pode não acreditar mas existem empresas que ainda utilizam métodos ultrapassados para “atrair” clientes. Uma dessas abordagens, e que estamos acostumados a ver nas ruas, é a distribuição de panfletos.

Além do custo com impressões, muitas dessas empresas têm de contratar profissionais autônomos para realizar a entrega dos papéis. E qual acaba sendo o resultado? Distribuição de panfletos para um público não-específico e o desperdício de tempo e recursos.

A forma com que o cliente está se relacionando com a mercado não é mais a mesma, concorda? Logo, cabe às empresas a responsabilidade de se modernizar e buscar novos métodos. 

É preciso pensar em uma forma criativa de apresentar o produto ao cliente e isso deve ser feito de maneira rápida. 

Se você não sabe como fazer isso, experimente estudar as suas concorrentes para saber como elas estão se comportando. Existem empresas que já utilizam uma plataforma de e-commerce para vender mais enquanto outras optaram criar perfis em redes sociais para melhorar a interação.

5) Invista em um atendimento personalizado

Cada cliente possui características próprias e nem todos gostam de ser atendidos da mesma maneira. Algumas pessoas não se importam de ser abordados assim que entram em um estabelecimento, mas outras preferem ficar sozinhos para analisar os produtos com calma.

Na hora de atender os clientes todo o cuidado é pouco, não é mesmo? Então, oferecer um atendimento diferenciado e que condiz com as necessidades de cada usuário é uma estratégia interessante para vender mais e melhor. 

Instrua a sua equipe para analisar o perfil de cada comprador antes de qualquer abordagem e mostre ao seu time qual é a melhor forma de comunicação (se de modo mais descontraído ou reservado).

Ficou confuso? Então veja o exemplo:

Um cliente entrou na loja e está procurando um vestido para presentear a esposa. Como você é um vendedor, o ideal é que você se aproxime, trate-o com educação e pergunte se ele precisa de ajuda. 

Caso a resposta do cliente seja “sim”, fique ao lado dele para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao produto. Caso não precise, permita que ele se sinta a vontade para analisar os produtos sozinhos, no tempo dele.

6) Encontre o seu diferencial

A empresa que quer se destacar no mercado precisa oferecer um diferencial competitivo. Ela pode fazer isso disponibilizando produtos mais modernos, garantindo um atendimento personalizado ou até mesmo ofertando preços mais atrativos que as concorrentes. 

Indiferente do que seja, o importante é identificar as características mais marcantes que tornam a sua empresa única e com base nessa resposta bolar estratégias para alcançar o seu público alvo mais rápido. 

Se a empresa tiver uma identidade própria e pensar fora da caixa não importa se  for grande ou pequena, ela será capaz de conquistar o mercado em menos tempo.     

7) Venda produtos com qualidade

Preços baixos até podem atrair a atenção dos consumidores à curto prazo, mas só isso não é o suficiente para fidelizá-los a sua empresa. 

Além de adquirir produtos mais acessíveis, as pessoas também estão buscando mercadorias que atendem suas necessidades e que oferecem uma qualidade semelhante aos itens das grandes marcas.

Se a sua empresa estiver no ramo do varejo, por exemplo, verifique se as roupas têm um tecido de qualidade e se possuem um bom acabamento. Caso o negócio esteja direcionados ao ramo de eletrodomésticos,certifique de selecionar mercadorias confiáveis para garantir que as pessoas não terão problemas no futuro.

A venda de produtos com qualidade é crucial para que a sua empresa venda mais e fidelize compradores. 

8) Acredite no que você vende

Se você quer que o seu cliente acredite no seu produto, você também precisa acreditar no que está vendendo. 

Não é uma tarefa difícil, certo? No entanto, muitas empresas acabam tendo dificuldade na hora de vender mais justamente porque sabem pouco ou quase nada sobre as suas mercadorias. 

Veja o exemplo abaixo:

Imagine um empresário que possui uma revenda de peças de carros antigos. Ele não conhece muito do mercado, não sabe exatamente como funcionam os itens e nem acredita que os produtos possuem boa durabilidade. Porém, sabe que o giro das mercadorias é grande e que ele pode ganhar bastante dinheiro vendendo as peças para os colecionadores. 

Ele não está muito preocupado com o estado de conservação dos produtos até porque são itens usados, e também não acredita que precisa conhecer de peças antigas para esclarecer as dúvidas do comprador.

Então, qual é a probabilidade dessa revenda ter algum sucesso? Será que os clientes vão estar confortáveis para comprar nessa loja ou vão preferir fechar negócio com uma concorrente? 

Acho que todos sabemos as respostas, certo?    

9) Nunca pare de se aprimorar

Empresas que ficam estacionadas e que não acompanham a evolução de mercado tendem a ser ultrapassadas. A competitividade têm crescido com o passar dos anos e já se tornou comum ver novas empresas abrindo e fechando as portas todos os dias.

Assim sendo, além da preocupação em aumentar as vendas e reter clientes, os empresários também precisam lutar para garantir a sua permanência no mercado. Algo que só podem conseguir caso estiverem dispostos a se aprimorar constantemente.  

10) Mantenha o foco na solução

Os clientes são a pilastra que sustenta todo o seu negócio. Sem eles você não consegue finalizar as vendas, ter lucratividade e nem manter a empresa funcionando corretamente. Ou seja, você precisa manter o seu foco voltado à eles.

Quando um cliente decide ir atrás da sua empresa é porque ele está a procura de um produto ou serviço capaz de ajudá-lo. Assim sendo, cabe a você oferecer essa solução.

Porém, mais importante do que atender as necessidades dele apenas uma vez, é você conseguir fazer isso por mais duas, três ou quantas vezes for necessário. 

Muitas empresas acabam perdendo o foco com o passar dos anos justamente porque começam a visar apenas o lucro (e é aí que elas perdem força).

Se você quiser fidelizar compradores e garantir vendas para os próximos anos, você precisa manter o foco na solução e no cliente antes de qualquer coisa.   

11) Avalie os seus resultados 

Se o objetivo é aumentar as vendas, você precisa avaliar quais são as estratégias que estão gerando resultados. Do contrário você sempre ficará perdido sobre a real situação da sua empresa e o que deve ser feito para solucionar um problema e aumentar o faturamento.

Antes de elaborar qualquer estratégia de venda, experimente avaliar os resultados dos períodos anteriores. Analise quais produtos foram os mais vendidos, quais os vendedores que se destacaram e em que épocas do ano a movimentação de estoque foi maior.

Essa avaliação vai ajudar você na elaboração de estratégias mais assertivas, definição de planejamentos e até no cumprimento de metas.     

12) Utilize a tecnologia ao seu favor

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil possui mais de 230 milhões de dispositivos digitais ativos no país. A pesquisa de 2018 avaliou aparelhos como smartphones, computadores, notebooks e tablets.

Esse número, previsto para ultrapassar a marca de 420 milhões até o final deste ano, mostra que investir na tecnologia é uma ação necessária para qualquer empreendedor que quer se manter competitivo. 

Afinal, com tantos usuários navegando pela internet, as chances de expandir os negócios e aumentar as vendas se tornou mais fácil. Porém, ainda existem aqueles que se sentem receosos quanto ao uso da tecnologia. E assim, como resultado dessa insistência, acabam que perdendo a oportunidade de vender mais e modernizar as operações. 

A tecnologia está aí para facilitar a rotina das pessoas e empresas, e usá-la ao seu favor é uma ação decisiva para todos aqueles que querem se sobressair.  

     

Gostou do tema? Já sabe como otimizar as vendas para pequenas empresas ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com um dos nossos especialistas. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as informações.

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